Não é só a feijoada: as 10 comidas típicas do Brasil que você precisa experimentar (2024)

É comum que a feijoada, o pão de queijo, o acarajé e o brigadeiro estejam entre as especialidades mais lembradas quando se fala de pratos típicos brasileiros pelo mundo. No entanto, há diversas outras comidas que são únicas e acabam sendo símbolos daculinária do país, mas pouca gente conhece.

OBrasil possui uma saborosa e diversificada lista de pratos tradicionais, que vêm com influênciasindígenas, africanas, e de imigranteseuropeus e asiáticos. No livroAlimentos Regionais Brasileiros, publicado pelo Ministério da Saúde, essa herança é comprovada por uma longa relação de pratos típicos (e suas receitas), listados como forma de incentivar aalimentação saudável, o consumo de alimentos locais, além de divulgar o potencial gastronômico do país.

Para conhecer melhor a comida brasileira, aNational Geographic Brasil separou dez pratos (dois de cada região) que merecem ser experimentados. Confira:

1. Comidas típicas do Norte

Conhecido por abrigar a maior parte dafloresta amazônica no território brasileiro, o Norte do país é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Trata-se de uma região comcultura e folclore muitos particulares e forte influência dos povos originários, algo que se reflete na gastronomia. São exemplos de pratos típicos do Norte:

Maniçoba: prato feito com uma planta que pode se tornar venenosa

A maniçoba é um dos principais atrativos servidos nas festas dos Círios (comemorações religiosas, como oCírio de Nazaré), no estado do Pará. Os ingredientes incluem folhas da planta de mandioca (Manihot esculenta Crantz), além de carne bovina e suína, folha de louro, pimenta do reino, entre outros.

Um fato surpreendente sobre esse prato é que as folhas da mandioca precisam ser cozidas por uma semana antes de consumidas na maniçoba. É o tempo aproximado para que se retire o ácido cianídrico (que tem efeitovenenoso), explica a publicação do Ministério da Saúde.

Compota de abiu: doce de uma fruta amazônica e que se come gelado

O abiu é uma fruta da árvore abieiro (Pouteria caimito), bastante típica da regiãoamazônica. Ela pode ser consumida tantoin naturacomo em diferentes receitas.

Uma delas é a compota de abiu, na qual afruta é descascada e tem as suas sem*ntes retiradas antes de ir para uma panela com água quente, açúcar, cravos e canela. O tempo de preparo é de cerca de uma hora – o prato vai, então, para a geladeira e é servido gelado.

2. Comidas típicas do Nordeste

Além de belaspraias e festividades famosas no Brasil inteiro, o Nordeste surpreende aqueles que o visitam com uma gastronomia saborosa e bastante característica.

Nesta parte do país ficam os estados de Alagoas,Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Como exemplo da culinária regional, podem ser citados:

Bobó maranhense: uma mistura de camarão e ervas

O bobó maranhense é uma ótima opção para quem gosta decamarão. Nesse prato, o crustáceo é refogado com alho, cebola, tomate e pimentão verde.

O camarão é, então, cozido em água juntamente com quiabo e uma planta herbácea chamada major-gomes, além de vinagreira, planta medicinal rica em vitaminas e minerais.

Rubacão: para conhecer o sabor do feijão-verde

Feijão-verde, charque, lombo deporco, coentro, pimentão e cebolinha estão entre os ingredientes do rubacão.

O prato é típico de estados como Paraíba eCeará, sendo muito apreciado em comemorações especiais – como no Dia de São João, por exemplo.

3. Comidas típicas do Centro-Oeste

OCentro-Oeste é formado pelo Distrito Federal (onde está Brasília, a capital do país) e pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É também o lugar onde geograficamente se situam oPantanal e parte doCerrado brasileiro.

Esses biomas únicos influenciam nas comidas típicas, que têm como destaque os seguintes pratos:

Bolo de cagaita: doce que vem de uma árvore do Cerrado

Típico do Centro-Oeste brasileiro, este bolo é feito a partir da cagaita, fruto da cagaiteira (Eugenia dysenterica), uma árvore encontrada no Cerrado, na Caatinga e naMata Atlântica.

Com exceção da cagaita, os demais ingredientes não são muito diferentes de outros tipos de bolo: manteiga,açúcar, ovo, farinha de trigo, água, fermento. É um excelente prato para o café da manhã oucafé da tarde.

Empadão goiano: contém o pequi, fruta ainda pouco conhecida

O empadão goiano conquista muitas pessoas pelo seu sabor e recheio. Em geral, leva uma longa lista de ingredientes, incluindo peito e linguiça defrango, chuchu, azeitona, palmito, pequi (uma fruta própria da região e pouco consumida fora dela), além de queijo e maionese.

Uma curiosidade: em junho de 2023, foi aprovado, em primeira votação na Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei que reconhece o empadão goiano comopatrimônio cultural e imaterial do estado.

4. Comidas típicas do Sudeste

A região Sudeste concentra a maior parte da população brasileira, com cerca de 41% de todos os brasileiros vivendo nos estados de São Paulo,Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelas informações estatísticas e geográficas do país.

Dois dos pratos mais conhecidos da região são:

Moqueca capixaba: um dos mais famosos refogados de peixe

Não é só a feijoada: as 10 comidas típicas do Brasil que você precisa experimentar (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Kieth Sipes

Last Updated:

Views: 6262

Rating: 4.7 / 5 (47 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kieth Sipes

Birthday: 2001-04-14

Address: Suite 492 62479 Champlin Loop, South Catrice, MS 57271

Phone: +9663362133320

Job: District Sales Analyst

Hobby: Digital arts, Dance, Ghost hunting, Worldbuilding, Kayaking, Table tennis, 3D printing

Introduction: My name is Kieth Sipes, I am a zany, rich, courageous, powerful, faithful, jolly, excited person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.